Programa Especial Para Secar a Barriga Após 40 Anos

Entre crianças e trabalho, na casa dos quarenta, temos mil coisas para fazer. Essa vida a cem por hora gera estresse que promove o acúmulo de gordura. Rapidamente, você precisa substituir “calorias vazias” por alimentos ricos em nutrientes calmantes.

Nos seus quarenta anos, a vida em família ocupa muito tempo e a carreira profissional está a todo vapor: para liderar tudo junto, você precisa dar tudo de si! Este é um momento em que o estresse está muito presente e às vezes é acompanhado por distúrbios do sono.

No entanto, esses dois parâmetros fazem a barriga do estômago: primeiro, levar a uma deterioração da qualidade da dieta (refeições puladas ou tomadas rapidamente, mordidelas, atração por produtos doces), depois aumentam a secreção. cortisol, um hormônio que promove o acúmulo de gordura na cintura e, por fim, gera desconforto digestivo e inchaço.

Para lidar com isso, devemos nos concentrar em alimentos que restaurem um bom equilíbrio e promovam uma melhor qualidade do sono. Também devemos atribuir às refeições o seu papel principal: o relaxamento, a recarga das baterias e a simpatia. Enquanto controla a ingestão de calorias.

Os 5 pontos-chave para encontrar uma barriga lisa

  1. Aposto em nutrientes zen. Nomeadamente: vitaminas C (frutas e vegetais) e B6 (grãos integrais, carne, aves, banana), magnésio (frutas e vegetais secos, grãos integrais, oleaginosas), cálcio (laticínios, vegetais), zinco ( mariscos), triptofano (peixe oleoso, leite …), ácidos graxos ômega-3 (peixe oleoso, óleo de colza …). Ao atuar na química do cérebro, essas substâncias podem estimular neuro mediadores e combater o estresse, a fadiga e os distúrbios do sono … Limita os excitantes como o café a três xícaras por dia, de preferência antes de 15 horas.
  2. Eu como alimentos ricos em amido em todas as refeições. Macarrão, arroz, pão, cereais … contêm carboidratos que estabilizam o açúcar no sangue durante o dia, o que limita os lanches e a noite, o que promove o sono regular. Eles também contêm triptofano, vitaminas do complexo B e magnésio, que aumentam a síntese de serotonina anti-estresse. Somos a favor de quem tem um baixo índice glicêmico, ou seja, versões completas ou semi-completas, quinoa, espelta, trigo sarraceno, pão fermentado … E, de tempos em tempos, os pulsos, certificando-se de embeba de antemão para limitar o inchaço.
  3. Eu levo tempo. Dedico 20 a 30 minutos no mínimo a cada refeição! Melhor comer menos do que engolir muito às pressas: o efeito é o mesmo na saciedade, pois é especialmente o tempo gasto na mesa que desempenha o envio de sinais de saciedade. Não há como assistir TV, ler ou enviar e-mails para a mesa: nos concentramos no prato dele, apreciamos os cheiros, cores e sabores e lentamente mastigamos cada mordida com um gole de água de tempos em tempos. Se o tempo estiver curto, pegue um prato e guarde a sobremesa para uma pausa à tarde.
  4. Eu componho com refeições em família. À noite, não separamos um prato: o jantar é o momento em que a pressão do dia cai, por isso devemos aproveitar e preservar o prazer. A comida é apresentada separadamente – especialmente os suplementos (molhos, queijos …): assim, cada um usa e escolhe a quantidade que deseja e ajusta as proporções de acordo com sua inveja e suas necessidades. Se tendemos a “deixar ir” um pouco no jantar, pensamos em compensar o próximo almoço, comendo levemente enquanto sacia (carne ou peixe magro + muitos legumes + 1 a 2 colheres de amido inteiro).
  5. Eu estou classificando nos armários. Saia de alimentos perigosos que quebramos em caso de estresse: biscoitos, propagação, chocolate ao leite / arroz tufado … Eles são substituídos por uma bela cesta de frutas e chocolate amargo com mais de 70% de cacau . E filhos em tudo isso? Para eles também, é melhor preferir o pão com manteiga ou chocolate bom do que os biscoitos comerciais.

Os 5 principais alimentos anti-estresse

  • Banana: combina magnésio, que reduz o estresse, impedindo o aumento do cortisol, e vitamina B6 essencial para sintetizar a serotonina da qual dependem o relaxamento e o sono.
  • Chocolate amargo: contém substâncias que atuam no tom e no moral: magnésio, teobromina, teofilina, feniletilamina.
  • Germe de trigo: polvilhado, polvilhado sobre a louça, pode ser preenchido com vitamina B6, magnésio, ferro, zinco …
  • A castanha-do-pará: um dos alimentos mais ricos em magnésio: um punhado de 30 g traz 110 mg.
  • Sardinha: de acordo com vários estudos, seus ômega-3 melhoram a comunicação entre os neurônios, com um efeito positivo na ansiedade, insônia …

Seu dia tipo especial para barriga liso

Pequeno almoço

  • Infusão descafeinada, chá leve ou sem açúcar
  • 40 g de aveia + 100 g de queijo branco comum a 0% ou 20% + 2 ou 3 ameixas secas.

café da manhã

  • 1 tigela de vegetais crus com 1 colher de sopa. para s. de óleo de colza e 1 colher de chá. germe de trigo
  • 100 g de carne branca ou peixe
  • ½ prato de legumes cozidos
  • 40 g (peso bruto) de alimentos amiláceos semi-completos ou completos
  • 1 salada de frutas frescas
  • 1 quadrado de chocolate amargo com 70% de cacau no mínimo.

jantar

  • Sopa fria ou legumes com croque
  • 50 g de peito de peru ou porco assado
  • ½ prato de legumes cozidos
  • 40 g (peso bruto) de alimentos ricos em amido de acordo com o apetite
  • 1 leite natural meio desnatado + 1 colher de sopa. c. farelo de trigo
  • 1 infusão de basswood + 1 quadrado de chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau.

Esportes que ajudam a manter a linha em 40

Comer de maneira diferente é bom, mas também devemos pensar em mudar seu estilo de vida, se necessário. E isso começa, é claro, com atividade física regular.

Natação: os músculos nadadores suavemente abdominais e nas costas, queimam muita energia (500 a 800 calorias por hora) e promove um relaxamento profundo através do contato com a água.

Yoga: focado no relaxamento, respiração e fortalecimento dos músculos posturais, tonifica a cinta abdominal e ajuda a canalizar o estresse.